• 2XR Data Center Solutions

Data Center Move - Dicas valiosas para que a migração do seu data center seja um sucesso

Updated: May 5, 2020

Nos últimos 15 anos, nos deparamos com diversas situações, muitas recorrentes, que devem ser contornadas para não comprometer a disponibilidade do seu negócio.


11 - Recursos Técnicos

Verifique se o seu plano de recursos é realista e os conceda a semana para que descansem, pois trabalhar um fim de semana de migração, após uma semana inteira de trabalho, nunca acabará bem.

10 - Logística Adequada

Equipes especializadas, expertise em TI, embalagens especializadas, veículos adequados. Verifique a estrutura disponibilizada, e a relação entre os conhecimentos logísticos e de TI.

9 - Única Onda

Não é necessariamente mais fácil ou barato mover seu data center inteiro em um único final de semana. Explore as opções disponíveis.

8 - Seguro


Fique atento à cobertura! É essencial que o seguro compreenda todo o processo de migração. É bastante comum haver cobertura apenas dentro dos veículos de carga. Para sua segurança, exija que o especialista de transporte exiba e explique as apólices, coberturas e condições. Além disso, exija o CTE e o MDFe, antes do início da migração, esses documentos que garantem a averbação do seguro da carga

7 - Adequações Elétricas


O padrão dos plugues e tomadas utilizados pelos data centers diferem. É altamente recomendável que toda adequação necessária seja realizada previamente. Não deixe nada para ser executado durante a migração.


6 - Links


É totalmente prudente que os links de comunicação sejam testados. Simule teste de carga e garanta que os ambientes estejam conectados corretamente antes do início da migração.


5 - Notas Fiscais


Por se tratar de um processo alheio aos conhecimentos dos times de TI, a emissão das notas fiscais de transporte pode atrasar e impactar seriamente sua migração. Verifique as necessidades junto ao time fiscal e contábil no início do projeto.

4 - Alterações no Ambiente


Apesar de bastante tentador, desencorajamos fortemente "aproveitar" a migração para realizar alterações no ambiente, além obviamente, das necessárias. Não é inteligente adicionar complexidades e riscos à sua migração.

3 - Reaproveitar Cabeamento


Nem pense em reaproveitar o cabeamento do ambiente de origem. Os riscos devem ser mitigados, não incrementados. Realize o cabeamento estruturado previamente. Disponibilize patch cords e cabos elétricos em quantidade suficiente para resolver qualquer imprevisto.

2 - Envolvimento do Negócio


Apesar de todo o projeto ser realizado por TI, quem deve decidir sobre tempo de inatividade e formas de recuperação é o negócio. A comunicação com todos os níveis da organização é fundamental para se obter o envolvimento e o compartilhamento dos riscos.


1 - Gerenciamento


Ter experiência em migrações e conhecer os processos necessários são competências fundamentais para se conduzir uma migração ao sucesso.

40 views0 comments